segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desenvolva uma PERSONALIDADE ATRAENTE (parte 2)

Será que a sua imagem fala por si?

Quando assim é, a mensagem que transmitimos é precisamente essa, de “Eu sei quem sou, sei o que quero e sinto-me seguro(a) e confiante!”

Para isso, é preciso saber vestir-se de acordo com o seu tipo físico e com o trabalho que exerce. Hoje em dia é possível ter acesso a várias informações a esse respeito, além de podermos contar com o apoio de um profissional especialista nesta area. Eu pessoalmente adoro poder contar com a minha Consultora de Estilo Alexandra Simões de Carvalho, vale a pena conferir!

Ainda do ponto de vista exterior, da sua personalidade atraente que está do “lado de fora”, é interessante dedicar algum tempo a aprender a arte do aperto de mão, de modo a expressar um sentimento caloroso e de entusiasmo, por meio desta forma de saudação.
Tenha em mente, que uma imagem coerente e diferenciada vai permitir, para além de um aumento da auto-estima e autoconfiança, um reconhecimento de valorização pessoal por parte daqueles que o(a) rodeiam, tanto na esfera pessoal como nos relacionamentos de âmbito profissional.

Outra característica que considero irresistível é a de sorrir enquanto fala, as pessoas que conversam sorrindo são altamente encantadoras!
Aliás, um bom sorriso acaba por ser a forma mais economica de melhorar a sua imagem :-)

"Sorria, você está sendo filmado(a)!"

Cris

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Desenvolva uma PERSONALIDADE ATRAENTE (parte 1)

Conhece alguém que tenha uma personalidade fascinante, que todos querem ficar perto?
Essas pessoas possuem um incrível magnetismo pessoal e uma personalidade irresistível!

Durante este mês tive o privilégio de poder conhecer e trabalhar com pessoas fantásticas, que realmente marcaram a diferença e me inspiraram para abordar este tema. É impressionante como algumas pessoas simplesmente possuem esse poder de tornar momentos comuns em momentos memoráveis. Algumas destas pessoas chamaram a minha atenção pelo carácter que demonstraram e principalmente pela personalidade.
Actualmente, um ponto que não pode faltar em um líder, empreendedor ou empresário, é o de ter uma personalidade atraente. Quando não existe este factor, passa a ser muito difícil conquistar a admiração, cooperação, reconhecimento e respeito dos demais.
Desenvolver esse tipo de personalidade encantadora pode estar ao seu alcance!

A personalidade de cada um de nos é formada pela soma total das características e sinais particulares que diferenciam as pessoas em contraste com os demais. Engloba desde o tom da voz, traços do rosto, tipo físico, maneira de caminhar, forma de gesticular, modo de vestir, os seus valores, estilos de pensamento, carácter demonstrado através das atitudes, palavras e acções. Enfim, um universo de características que nos torna únicos e inconfundíveis.

É necessário saber lapidar cada uma dessas características, a fim de conseguir trazer expressão à personalidade, e torna-la ainda mais atraente.
A arte de se construir uma imagem carismática e magnética, é algo que necessita ser persistentemente trabalhado.
Nesse sentido, vale a pena registar algumas dicas, as quais tem se mostrado bastante úteis para este propósito.

Busque aperfeiçoar e trabalhar os seguintes aspectos:

• Atitude Positiva
• Comunicação Eficaz
• Controle Emocional
• Flexibilidade
• Cortesia e Educação
• Senso de Humor
• Vivacidade de Interesse e interesse pelas pessoas!

A personalidade atraente e o magnetismo pessoal são conquistas diárias e permanentes.
Experimente e comece a transformar um dia comum em um dia especial, simplesmente porque você esteve por perto!

(Assista ao video sobre este tema neste link )

Cris :-)

domingo, 15 de maio de 2011

Tem MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?

Claro! Quem é que não tem? Isto é absolutamente normal.
Algumas pesquisas revelaram que o medo de falar em público afecta cerca de 80% das pessoas, e que acompanhado do medo de fazer apresentações para grupos, costuma ser a principal fobia de gestores em início de carreira e mesmo de alguns mais experientes.
O medo de falar em público é um factor comum de stress para a maioria das pessoas, que por vezes chegam a fazer quase o impossível para evitar ficar nesta situação.
Muitas são as vezes em que temos de falar em público: reuniões, palestras, aulas, vendas… E o objectivo que se pretende atingir pode ser diverso, podemos querer motivar, vender uma ideia ou um projecto, marcar o nosso ponto de vista sobre algum assunto ou transmitir um conhecimento.

Sempre que se constrói uma carreira de sucesso a arte de falar em público está presente, e não tem de ser uma tarefa que provoque stress e pânico.
O medo de falar em público é adquirido, não nascemos com ele, muitas pessoas ultrapassam esse sentimento e tornam-se grandes oradores.

Se este “pequeno medo” é natural, então como fazer para vencer essa barreira?
Como cativar a audiência? Como comunicar com impacto e clareza?
É fundamental dominar as técnicas de falar em público! Portanto aprender como melhorar a capacidade de expressão (verbal e não-verbal), pode ser um diferencial na sua carreira.
Saiba ainda mais sobre este tema: conheça as causas e os sintomas, e confira connosco algumas dicas importantes.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

METAMENSAGEM – Atrás de tudo o que vê existe uma outra mensagem

Sabia que em uma conversa, os componentes verbais provavelmente terão menos de 35% do significado percebido pelo outro?
Mais de 65% é transmitido por canais não-verbais (pelas metamensagens).

Durante uma conversa ou uma interação, as informações transmitidas por meio de significados de palavras e frases gramaticais é chamado “mensagem”, sendo a metamensagem tudo aquilo que rodeia as palavras, são mensagens de um nível mais elevado que dão ênfase ou pistas de como interpretar a mensagem em si, compreende as atitudes e os sentimentos da pessoa que comunica.
Geralmente são não verbais, podem ser tons e sons, gestos e posturas que conferem outros significados para o conteúdo da comunicação.

Atrás de tudo que vê existe uma metamensagem, e é à metamensagem que respondemos mais incisivamente.
O poder das metamensagens é amplamente utilizado, de forma consciente, em discursos políticos, no marketing e na publicidade; de modo a influenciar o seu entendimento e percepção.

Geralmente as metamensagens são percebidas de acordo com as experiências passadas de quem está vendo, e quando não planeadas são as responsáveis pela maioria dos conflitos entre as pessoas. É importante entender o quanto as metamensagens podem ficar fora da consciência dos comunicadores e podem acabar por criar grandes impactos, sem as pessoas se darem conta disso.
Tomar consciência das metamensagens ajuda o comunicador a reconhecê-las e a utilizá-las.

Basicamente, as metamensagens trazem informações sobre:

• O tipo, nível e contexto da mensagem;
• O estado das pessoas envolvidas;
• O status ou relacionamento entre as pessoas

Para ser capaz de detectar as metamensagens próprias e as dos demais, é preciso atender a estes elementos e inclui-los de forma consciente na sua comunicação.

Exercício para a prática
(para habituar-se a incluir conscientemente a metamensagem na informação que irá transmitir, faça várias simulações seguindo o roteiro abaixo):

1) Pense em algo para comunicar e escreva uma frase que generalize o tema pretendido.

2) Acrescente à sua frase, a meta mensagem que deseja transmitir, planeando a entonação de voz, a expressão corporal e os outros elementos não verbais:
Identifique o tipo de comunicado (crítica, afecto, partilha, convite, zanga, ajuda, consulta, conselho, ensinamento...)
Estado Emocional (irritação, alegria, tristeza, confusão, seriedade, admiração, indiferença, poder, medo...)
Status-natureza da relação (pai/filho, chefe/colaborador, amiga/amiga, iguais, formal, informal, intimidade...)

3) Crie uma situação de simulação e faça o seu comunicado. Ponha em prática a conversa que estruturou, e depois peça o feedback de seu interlocutor com relação a “como” a mensagem foi transmitida.
Pergunte:
a) Do seu ponto de vista, o que estou a tentar alcançar com essa conversa?
b) Em que estado emocional demonstrei estar?
c) Como transmiti a natureza da relação entre nós?
d) Como sentiu-se ao receber a mensagem?

Estas simulações também ajudarão a perceber se a sua metamensagem tem sido bem interpretada ou se precisa de fazer ajustes à maneira como comunica, podem haver diferenças entre o que se diz e o que se entende.
Lembre-se de que a metamensagem esta presente em todo o tipo de comunicação, vai ver que vale a pena prestar atenção a isso!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Workshop de Coaching no Porto

Uma óptima opção para começar e saber um pouco mais!


Local: Hotel Tuela, Porto (região Boa Vista)
Data: 11 de Maio das 19hs às 21hs


(As vagas são limitadas e as inscrições são obrigatórias)

O Coaching é uma nova e revolucionária maneira de obter os resultados que deseja e assumir maior controle sobre a sua Vida.
A essência do Coaching está no trabalho com metas e desenvolvimento de competências para conquistá-las.
Ao participar em um dos nossos workshops gratuitos de Coaching terá a oportunidade de conhecer e experimentar as bases e a estrutura do processo de Coaching, e como estas podem ajudar a tornar-se ainda mais eficaz a nível pessoal e profissional. (ler mais…)


Para mais informações e inscrições, contacte-nos!

E-mail: info@criscarvalho.com
Telefone: 92 716 22 06
www.criscarvalho.com